Oláaaaaaaaaaaaa!

Este artigo é ideal para quem tem dúvidas quanto à informação que acompanha a sua tabela de preços, ou para quem pretende simplesmente verificar se tem o essencial em ordem!

Portanto,  hoje deixo aqui algumas dicas do que deverás incluir nos teus preços, para enviares tudo certinho ao cliente.

Não vou falar de valores, uma vez que isso é muito relativo e implica inúmeras coisas, vou é falar dos pontos chave que permitem uma boa comunicação entre ti e o teu cliente, e para que ele perceba tudinho.

preços

Vamos então à primeira dica:

Convém teres tudo bonitinho e estruturado, e para isso nada melhor do que um ficheiro com toda a informação. Poderás tê-lo como PDF que envias como anexo, ou que tens numa cloud e envias o link (Google Drive ou dropbox por exemplo). E ainda tens a possibilidade de teres essa informação no teu website, oculta ou não.

É uma opção excelente para padronizar o que tu envias para todos os clientes, para além de economizares tempo, porque com tudo escrito ali, é só anexar/linkar.

Podes criar um ficheiro para cada tipo de sessão ou poderás criar um ficheiro logo com todas as sessões que realizas.

Eu já tive das duas formas e o meu conselho é: se os teus pacotes têm sempre os mesmos valores para qualquer tipo de sessão, aí aconselho num só documento. Se os teus preços variam consoante o tipo de sessão, separa os ficheiros: o cliente quer ir diretamente onde lhe interessa e causa menos confusão.

E agora perguntas: então e o que é que eu escrevo nesse documento?

Bem, primeiro gosto sempre de ter um texto introdutório. Poderão ser muitos os que não leem, mas há vários que leem e dão bastante importância a esse pormenor. São os que dão realmente valor ao teu trabalho e a ti enquanto pessoa, que procuram saber mais da pessoa a quem irão confiar as suas memórias.

Permite-te portanto criar ligação com o teu potencial cliente.

Aqui podes incluir, por exemplo:
– Um pouco sobre ti
– Como decorre a sessão
– Janela de tempo ideal para a sessão
– Local da sessão
– Duração
– Higiene e segurança

Acaba por ser um género de introdução.

Informações sobre o que inclui e qual o investimento.

Ou seja, os valores. Aqui é onde colocas tudo certinho para o cliente não se baralhar. Vais informar tudo o que inclui o teu pacote, ou pacotes: forma de entrega (download, PEN ou DVD?), quantas horas, quantas fotos, o prazo de entrega, álbuns, impressões, etc.

Extras

E quando falo de extras refiro-me a diversas coisas:
– Aos produtos que pretendes vender: álbuns, telas, acrílicos, impressões em papel, impressão em madeira, entre outros.
– Deslocações
– Preços das fotos extras
– Maquilhagem e cabelo

Forma de pagamento

Aqui explicas como se processa o pagamento: se tens taxa de reserva e quanto é, quando é pago o restante (no dia da sessão ou na entrega do trabalho), como é feito o pagamento (transferência, dinheiro, MBway, Cartão de crédito, paypal).

Convém referires também o pagamento dos produtos, se paga uma % na encomenda ou a totalidade e se tem acesso a planos de pagamento.

Observações gerais

Aqui podes colocar como se processa o agendamento da sessão, se tens alguma política em casos de reagendamento da sessão, neste momento por exemplo podes e deves fazer referência à situação COVID19, se as pessoas podem comprar as sessões em voucher oferta, e o que mais for necessário informar.

Imagens

Sim! Coloca imagens do teu trabalho, torna o documento mais bonito e é mais uma forma de expores o teu trabalho e a tua marca.

E o último conselhooooooo

Que é bastante importante, e é escutaaaarrrr! Sim, escuta o teu cliente, os teus seguidores, os teus leads (os que te pediram preços). Escuta e, com essa informação, aprende e complementa o teu documento.

 

E pronto, penso que disse o essencial!

Existe muuuuuuito mais a explorar sobre este tema, e aqui na Academia encontras diversos módulos que completam tudo o que disse, inclusive como chegares ao teu preço de venda ideal, como o “justificar”, como te posicionares perante o teu mercado, entre outros.

Aproveita o confinamento para colocares TUDO em dia e recomeçares em Abril da melhor forma 🙂

Para isso deixo-te duas sugestões:

  • Pricing, caso tenhas dúvidas quanto a estabeleceres o melhor preço para os teus serviços, ajudo-te a chegar até ele e a preparar tudo.
  • IPS (In Person Sales), baseado na venda de emoções, onde potencias ao máximo o rendimento da tua sessão, permitindo-te um maior lucro em cada sessão e mesmo reduzir o número de sessões que fazes, se for o que pretendes. E garanto-te que não precisas ser bom vendedor! E neste momento vem com um Bónus: Como Captar Clientes no Pós-confinamento.

 

Se tiveres dúvidas fala comigo 😉 estamos a um clique de distância!!! Tenho mesmo 1h de consultoria gratuita para fazer a análise da tua situação e indicar-te quais os teus pontos mais frágeis, para depois os podermos trabalhar e torná-los em pontos fortes!

 

Até ao próximo artigoooooooooo!!!!

Suzy

Written by : Suzy

Subscreva a nossa Newsletter

SAIBA ANTICIPADAMENTE SOBRE AS NOVAS FORMAÇÕES, DICAS NO BLOG, EBOOKS, WEBINAR GRATUITOS

    Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade. Poderá cancelar a sua subscrição a qualquer momento.