Oláaaaaaaa!!!

Pois é, hoje trago um tema super interessante ao blog! O Instagram!!! Mais precisamente, o Stories!! Uma ferramenta excelente para promoveres o teu negócio e super fácil de usar!!!

No entanto, o maior problema prende-se mais é nos conteúdos! E é isso que hoje venho aqui deixar: 6 dicas de conteúdos para o teu instagram profissional!

Portanto, o Stories permite que te aproximes mais do teu público e que cries uma conexão, o que por sua vez leva a um maior interesse pelo teu trabalho.

Vamos a isso então?

 

Dica 1 :: Mostra fotos que ainda não publicaste

Nem sempre partilhamos todas as fotos que adoramos no feed, ou por serem muitas, ou por falta de tempo, ou por simplesmente, na altura, termos escolhido as fotos que achámos serem as melhores da sessão, de forma a criarem boas reacções (likes, comentários, partilhas, etc).

Então o stories é o sitio ideal para partilhares essas mesmas fotos!
Para além de criares engajamento, não sobrecarregas nem desorganizas o teu feed.

Eu gosto muito de partilhar no stories essas fotos ou mesmo fotos que pretendo publicar no feed algumas semanas depois! E o retorno tem sido muito interessante!

 

Dica 2 :: FAQs ou Questões frequentes

Neste seguimento, aproveita os add-ons que o Instagram dá para realizar questionários e comentários e aproveita essas respostas para depois criares as tuas respostas. É o que eu chamo de prestar um bom atendimento mesmo antes de o teu seguidor ser um cliente.

Exemplos para te inspirares:

– Formas de pagamento
– Janela de tempo que recomendas para sessão de gravidez/recém-nascido
– Dicas de roupa para sessão fotográfica e/ou se tens closet
– Qual o tempo de antecedência que recomendas para agendarem uma sessão contigo

Aos pouquinhos estarás a ajudar o teu futuro cliente, vendendo indiretamente o teu trabalho (e sem ser chato). Sendo que quando ele te contratar já terá imensa informação útil e estará bem mais confiante quanto aos teus serviços e quanto a ti.

 

Dica 3 :: Feedback dos clientes

Sim!! Sempre que receberes um elogio ou feedback quanto a uma sessão que realizaste coloca no stories (e grava nos destaques!!!)

Então, usa e abusa disso, pois gera imensa confiança para além de ter um efeito contagiante! E perguntas, como assim contagiante? É simples, os outros clientes ao verem relembram-se do serviço que lhes prestaste e no quanto adoraram, e 2vão na onda”! Dão também a opinião deles ^_^

No entanto, verifica SEMPRE se o teu cliente permite essa partilha, pois há sempre quem prefira não se expor.

E, se o cliente permitir, estas opiniões geram imensa credibilidade quanto a ti e ao teu serviço e ainda fazes com que o teu cliente se sinta especial!

Falo imenso nisso no meu curso de consultoria.

 

Dica 4 :: Behind the scenes

Portanto, as pessoas são curiosas por natureza, nada como mostrares um pouquinho do “antes, durante e depois”. Deixo-te aqui alguns exemplos:

  • Quando estás em acção, a fotografar (podes sempre pedir à tua assistente ou a algum membro da família da cliente que te fotografe ou filme);
  • Enquanto estás a preparar um cenário novo;
  • Num momento de DIY para alguma sessão;
  • Quando estás a editar;
  • Ou mesmo um antes e depois da edição;
  • O teu packaging;
  • Álbuns
  • Etc.

Enfim, tudo o que possa gerar interesse, curiosidade e desejo para o teu cliente/potencial cliente!

 

Dica 5 :: Ofertas

E com isto não falo de giveaways (isso dá outro artigo!) refiro-me a campanhas especiais/específicas.

Certamente o cliente ou potencial cliente que já reconhece o valor/utilidade do teu serviço, considerará como uma vantagem. Para além de gerar grande interação.

 

Dica 6 :: Mostra um pouquinho sobre ti

Inegavelmente temos mais facilidade em comunicar com pessoas parecidas connosco, pelo que seria perfeito ter clientes que se identifiquem connosco e com gostos similares não é?

Pois bem, com o stories tens a possibilidade de ir logo filtrando o teu tipo de cliente! Ademais, não precisas expor a tua vida, basta expores algumas coisas interessantes do teu dia-à-dia como por exemplo:
– O teu tipo de alimentação (caso sigas alguma específica: celíaca, vegan, vegetariana, comidas saudáveis)
– Se és mãe (e o teu mercado são mães), algum local porreiro para passeios ou algum produto que adquiriste e que é interessante para crianças
– Músicas que ouves quando estás a editar
– Livros que tens na cabeceira
– Filme que adoraste e recomendas

Consequentemente, este género de publicações gera interação, uma vez que as pessoas se identificam contigo.

 

Resumindo e baralhando

O bom destas dicas é que, nem sempre precisarás aparecer. Apesaaaaaaaaaaar do facto de mostrares a tua cara seja 1000% melhor e jogar a teu favor!

Então, vai fazendo e treinando aos poucos.

Portanto, como podes ver com este artigo, só o feed não é suficiente para criares um óptimo engajamento, mas tudo irá depender do que realmente pretendes atingir através desta rede social.

Ademais, publicar fotos bonitas imensas pessoas o fazem. Diferencia-te 😉

 

De fato são inúmeras as acções de marketing para fotógrafos que podes aplicar no Instagram e nas outras redes sociais. Falo nelas na minha Consultoria, passo a passo.

E pronto!

Fico então a aguardar que coloques estas dicas em prática e que venhas depois me dar o feedback!!!

Lembra-te: marketing de conteúdo é TUDO!

E não te concentres apenas em aumentar exponencialmente o teu número de seguidores, concentra-te em ganhar os seguidores que se converterão em clientes. Mas isso dá para outro artigo ainda 😉

Bom fim-de-semanaaaaaaa!!!
Suzy

Written by : Suzy

Subscreva a nossa Newsletter

SAIBA ANTICIPADAMENTE SOBRE AS NOVAS FORMAÇÕES, DICAS NO BLOG, EBOOKS, WEBINAR GRATUITOS

    Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade. Poderá cancelar a sua subscrição a qualquer momento.