Olá Olá!

Este é o primeiro artigo do ano!!! E por isso desejo-te um ano brilhante!!!! Que ele venha carregadinho de saúde para completares com distinção a tua lista de objectivos!

E nada melhor do que começar o ano com o pé direito com tudo organizadinho não é?

Muitos são os fotógrafos que decidem no início do ano analisar os seus pacotes e fazer um balanço do ano anterior.

Pessoalmente analisar os pacotes é algo que acho que não tem data marcada, poderá ser no início do ano bem como no segundo trimestre ou mesmo em Novembro.

Resumindo e baralhando, é quando acho que os mesmos precisam de sofrer uns ajustes para que os mesmos sejam mais funcionais, completos, compreensíveis para o meu cliente ou mesmo justos de acordo com o meu trabalho.

Relativamente ao balanço do ano anterior, esse considero primordial ser feito no início do ano, e posteriormente ter sempre um olho nele a nível mensal.

No início do ano para traçar estratégias e objectivos anuais.  A nível mensal para ir ajustando essas mesmas estratégias, caso seja necessário. É uma forma de garantir que tudo corre sobre rodas e que os rendimentos no mínimo correspondam às metas traçadas.

E aqui, por menos tempo que tenhas, TENS QUE encaixar estas avaliações no teu calendário.

Caso contrário não saberás onde te encontras, nem para onde deverás ir E quando surgir um mês mais complicado o plano B será feito à pressão, e se há coisas que nunca falham nesta vida são as despesas fixas mensais, já os planos B sob pressão…

E já nem falo nas despesas surpresa!

Dizem que um bom marketing é pensado com 3 meses de antecedência, e o que te trago neste artigo irá permitir-te isso!

analise financeira

Depois da parte teórica, vamos então à prática?

Se há coisa que adoro é “poupar” tempo, e para poupar tempo o ideal a nível administrativo é automatizar! É neste sentido que agora te deixo aqui dois ficheiros que uso para analisar e afinar o meu negócio.

São ficheiros que criei em excel, pois apesar de usar o CRM e conseguir obter alguns cálculos por aí, acabo por preferir a forma tradicional. Devidamente ajustado à minha maneira e à visualidade que preciso.

Comecemos então pelo ficheiro para definir o preço dos pacotes.

É um ficheiro super simples, super intuitivo e que vem com notas explicativas. Este ficheiro, para além de te apresentar custos e lucros de acordo com as tuas despesas e margens quanto ao teu pacote, tem igualmente as continhas todas para impressões em papel fotográfico, telas, e álbuns.

Sim! Poderás aqui também calcular quanto irás cobrar pelos produtos que vendes!

Tens duas opções: poderás simplesmente preencher os campos e obter os valores finais, ou complementar os campos, ajustar margens, textos, acrescentar colunas ou linhas, pois neste ficheiro nenhuma célula está bloqueada.

Relativamente ao ficheiro para analisar o balanço total do ano anterior bem como analisar o ano activo a nível mensal, esse foi realmente algo que fui completando ano após ano até ter chegado ao resultado ideal e que aqui te apresento.

Encontrarás uma visão global do ano em termos de facturação e lucro, e uma visão mensal com previsão de lucro/despesa/facturação (baseada nas marcações futuras que já tens) bem como a apresentação do lucro/despesa/facturação real que tiveste nesse mês.

A previsão permitir-te-há saber se já podes fechar o mês para reservas ou se deverás criar alguma campanha que te faça garantir as X sessões que precisas ter para cobrir todas as tuas despesas, com a devida antecedência.

A apresentação real dir-te-há como correu realmente o mês e o que poderias ter feito para ele ser melhor (caso não tenha atingido as tuas expectativas).

É uma ferramenta poderosíssima se preenchida e analisada, pois irá permitir-te saber o que mudar, onde mudar e quando mudar.

Existe uma frase que para mim faz todo o sentido, e foi dita por William Thomson “Aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”! Pensa nisto.

Este documento também tem a possibilidade de ser alterado, para ajustares à tua realidade. No entanto, aconselho sempre a guardares o original e criares uma cópia para o editares. Deste modo poderás sempre voltar à versão base se achas que te perdeste ao adaptares algo ou se apagaste algo que não devias.

Posto isto, encontrarás então o documento dos pacotes AQUI e o ficheiro da análise anual AQUI.

Alguma dúvida estarei deste lado para te apoiar!

Boas análisesssss!!!!
Suzy

Written by : Suzy

Subscreva a nossa Newsletter

SAIBA ANTICIPADAMENTE SOBRE AS NOVAS FORMAÇÕES, DICAS NO BLOG, EBOOKS, WEBINAR GRATUITOS

    Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade. Poderá cancelar a sua subscrição a qualquer momento.