Oláaaaaa!

Hoje resolvi trazer um tema super importante, principalmente nos dias de hoje em que a inflação está ao rubro e o poder de compra de muitos está a cair drasticamente.

Apesar de ser um texto um pouco diferente do habitual, temos de ter em mente que a formação na área da fotografia também engloba este tema, por ser formação na área de negócio.

Hoje trago o tema do rendimento passivo. Mas para que este faça sentido também temos de ver o conceito de rendimento ativo. Portanto, vamos a isso.

renda passiva

O rendimento ativo é todo o rendimento que resulta do nosso esforço a fazer determinada atividade. Basicamente é trocar o nosso tempo por dinheiro.

O trabalho por conta de outrem e o trabalho por conta própria, como é o caso da maioria dos fotógrafos, são exemplos disso. 

Este género de rendimento é pago logo a partir do momento em que começa a trabalhar e termina quando a sua ligação à empresa que te contratou termina.

No caso dos fotógrafos estes recebem por cada sessão fotográfica, ou casamento realizado. Ou seja, se trabalhares tens rendimento, se não trabalhares esquece.  

Já o rendimento passivo não depende do tempo investido a fazer determinada atividade.

Ou seja, é feito na sua fase inicial um investimento da tua parte (ao concebê-lo) mas geralmente esse investimento de tempo é feito uma única vez, e esse investimento ao longo do tempo vai trazendo retorno, sem uma contínua e direta intervenção tua.

Quando se fala em rendimento passivo, algumas das ideias que nos vêm à mente são as das acções, as criptomoedas, arrendamento de imóveis, entre outros. Mas temos outros mais e com um menor investimento monetário!

 

O rendimento passivo é considerado um complemento extra ao teu rendimento ativo. Ou poderá bem ser o teu rendimento principal, dependendo de como geres ambas as situações.

Geralmente é visto como uma segunda fonte de rendimento, mas se desenvolveres uma boa estratégia poderá mesmo vir a ser a tua principal fonte de rendimento.

Dentro do rendimento passivo tens ainda o investimento passivo e o investimento activo! Vamos então ver do que isso se trata.

O investimento passivo é aquele cuja a finalidade é a longo prazo, portanto que irá te dar rendimentos mas passado X tempo. Aqui é trabalhada a máxima popular: devagar se vai ao longe. 

Já o investimento ativo é a curto prazo, podendo implicar maiores riscos financeiros.    

Robert Kyosaki simplifica o rendimento ativo e o rendimento passivo no seu livro Pai Rico, Pai Pobre: ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso enquanto que passivo é o contrário, ou seja, tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso”. 

Para termos um maior à vontade financeiro, temos de ter rendimentos ativos e rendimentos passivos. 

Nisso penso que ninguém tem dúvidas, e nos dias que correm cada vez mais urge a necessidade de ter mais do que uma fonte de rendimento.

O segredo é atingir um equilíbrio entre as duas, de forma de aumentar a tua qualidade de vida bem como da tua “botija de oxigénio” em caso de emergência, e quem sabe garantir mesmo a tua reforma ou pelo menos um complemento que poderá fazer toda a diferença.

Tal como referi acima, o rendimento passivo poderá necessitar de um grande investimento monetário inicial, ou poderá ser um investimento em termos de tempo teu.

Poderá ser um rendimento passivo que vem de uma área completamente diferente da tua área profissional (acções e arrendamento) ou que poderá vir da tua área profissional.

No EBOOK que tenho disponível na academia foco-me essencialmente na nossa área profissional da fotografia.

E nesse mesmo ebook encontras desde projetos com muito investimento financeiro a nenhum investimento financeiro, para além de te guiar durante todo o processo de criação dessa renda passiva.

Por isso, se queres saber quais clica AQUI e obtém o ebook que irá abrir-te os horizontes no universo da renda passiva na área da fotografia, e não só!

Investe em ti, investe no teu presente e acima de tudo no teu futuro bem estar.

A formação na fotografia não é apenas focada em melhorar o teu olhar ou a tua perícia em fotografar, é igualmente em melhorar as tuas finanças, e isso na maioria das vezes não passa pela tua lente.

Boas vendas!!!

Written by : Suzy

Subscreva a nossa Newsletter

SAIBA ANTICIPADAMENTE SOBRE AS NOVAS FORMAÇÕES, DICAS NO BLOG, EBOOKS, WEBINAR GRATUITOS

    Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade. Poderá cancelar a sua subscrição a qualquer momento.